Esta estampa nos remete ao altiplano andino, que caracteriza geograficamente o norte da Argentina e praticamente toda a Bolívia. Essa região é habitada pelas tribos Kollas , descendentes do povo inca.
Devido ao isolamento que lhes conferiu a Cordilheira dos Andes, desenvolveram uma cultura autóctone e distinta, o mesmo ocorrendo com o seu folclore. Até hoje, nessa região, são falados os idiomas quetchua e aymara , povos que deram origem aos incas e algumas de suas músicas são cantadas nesses idiomas.
Utilizam instrumentos bizarros, como o charango , pequeno instrumento de cordas feito de casca de tatu mulita, a quena uma espécie de flauta doce sem bocal, de onde o som é tirado a partir dos lábios do executante, o erke , instrumento de sopro com vários metros de comprimento que produz um som grave, o bombo legüero , assim chamado porque pode ser ouvido a léguas de distância, a tarka, outra espécie de flauta doce com formato característico e som grave e assim por diante.
Seus trajes são de um colorido belo e selvagem. Qualquer acontecimento é motivo para festa, onde dançam e cantam por várias horas e até dias. As danças são alegres e diâmicas.
A uma primeira vista, tem-se a impressão que essas tribos compreendem um povo triste e tímido, quando, na verdade, é um povo alegre e barulhento.

fotofotofoto