Alemanha
Argentina de Época
Argentina Pampeana
Argentina Porteña
Batuque
Bolívia
Caribe
Carimbó
Chile
Ciranda
Côco
Frevo
Gaúcho
Guatemala
Itália
México
Panamá
Paraguai
Portugal
Samba
Xaxado
Os ritmos caribenhos, todos semelhantes, variando apenas o tempo de marcação e a velocidade, têm, provavelmente, a mesma origem européia, que foi temperada com os ritmos africanos trazidos pelos milhares de escravos que desembarcaram nas ilhas do caribe entre os séculos XVI e XIX para trabalhar nas plantações de cana.
O bolero, provavelmente o precursor de todos eles, nasceu na Inglaterra, passando pela França e Espanha com nomes variados (dança e contradança). Na Espanha, um bailarino chamado Sebastián Cerezo fez uma variação baseada nas “seguidillas” ciganas, cujas mulheres usavam vestidos ornados com bolas (as boleras).
Ao chegar em Cuba, o ritmo foi modificado consideravelmente, ficando conhecido como “criollobolero”. Dele derivam todos os ritmos caribenhos hoje conhecidos: mambo, rumba, cumbia, merengue, chá chá chá e, mais recentemente a salsa. Esses ritmos são completamente fascinantes e expressivos, permitindo à dnaçarina expressar sua graça e feminilidade e ao homem mostrar, num curto espaço de tempo, toda sua sensibilidade e encantamento pela música como se demonstrasse a alegria de viver.