Alemanha
Argentina de Época
Argentina Pampeana
Argentina Porteña
Batuque
Bolívia
Caribe
Carimbó
Chile
Ciranda
Côco
Frevo
Gaúcho
Guatemala
Itália
México
Panamá
Paraguai
Portugal
Samba
Xaxado
Os sertões nordestinos conheceram, nas décadas de 20 e 30 do século passado, grupos de bandoleiros, conhecidos como cangaceiros , que viviam de saquear fazendas e cidades.
O mais famoso desses cangaceiros era Virgulino Ferreira, cognominado Lampião, que, com seu bando, conseguiu driblar as milícias policiais voluntárias e oficiais e do Exército por mais de uma década.
Em um encontro com o Padre Cícero Romão Batista, uma espécie de “santo vivo” da região, recebeu o título de Capitão para combater as tropas da Coluna Prestes que também assolava a região, com o intuito de derrubar o governo do então Presidente Washington Luís.
Atormentado pelo glaucoma, Lampião usava um par de óculos redondos que lhe conferiram a imagem característica do cangaceiro, encimado pelo chapéu de couro de abas largas e tapeadas.
Inicialmente essencialmente masculinos, esses grupos permitiram a entrada de mulheres, quando Lampião se apaixonou por Maria Bonita.
As mulheres dariam um toque diferente ao bando, principalmente no trajar, quando suas roupas passaram a ser bordadas à mão, e na diversão, quando em horas de tréguas, costumavam dançar o xaxado, palavra onomatopaica que traduz do ruído provocado pelas sandalhas ao serem arrastadas no chão.
Um a um os bandos foram sendo exterminados pela polícia e, em uma emboscada, também o bando de Lampião foi capturado, seus membros foram decapitados e suas cabeças expostas em praça pública.