O Paraguai, desde tempos imemoriais, teve seu território habitado essencialmente por tribos de índios Guaranis. Sua população atual é quase toda descendente dessa etnia, o que lhe confere traços marcantes, tanto físicos quanto humanísticos. Por esse motivo, é um país bilíngüe, que fala o Espanhol e o Guarani. Guarani também é o nome da sua moeda.
É um povo intimista e essencialmente romântico. Cantam sua pátria com um sentimento raramente encontrável em outros povos e sua amada com melodiosas canções, que exaltam a “alma guarani”.
Os trajes femininos, na maioria feitos de ñanduti , técnica rendeira herdada dos guaranis de rara beleza, cujas tradução literal é “teia de aranha”. Os trajes masculinos também apresentam bordados coloridos com grande efeito visual.
Catequizados pelos Padres Jesuítas, costumam comemorar datas de santos padroeiros com alegres festas, como a Fiesta de San Blás, onde as mulheres equilibram vasos com ervas aromáticas sobre suas cabeças, realizando passos e movimentos de difícil execução.

 

 


fotofoto